Aumentam casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no MT

terça-feira, 2 de outubro de 2012 0 comentários

Na maior parte dos casos, os inquéritos seguem com pedido de prisão dos autores, principalmente os relacionados a crimes sexuais.


CUIABÁ – Existem 754 processos abertos para investigar crimes contra crianças e adolescentes na capital do Mato Grosso. Metade dos inquéritos foram instaurados para apurar crimes sexuais, segundo a Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), de Cuiabá. Em 2011, a unidade enviou à Justiça 547 inquéritos policiais de violência infantojuvenil.
Na maior parte dos casos, os inquéritos seguem com pedido de prisão dos autores, principalmente dos relacionados a crimes sexuais. Em dois casos concluídos em janeiro deste ano, os acusados tiveram a prisão decretada e cumpridas na semana passada. No primeiro bimestre do ano, 19 homens foram presos, por crimes praticados contra crianças e adolescentes na capital.
O Deddica cumpriu 15 mandados de prisão decretados em inquéritos policiais no ano passado e recebeu 39 flagrantes formalizados pela Central de Plantão, de Cuiabá. Ao todo, 54 foram presos pela prática de crimes contra crianças e adolescentes. As prisões são requisitadas em inquéritos policiais. “Depois de feita a denúncia, investigado e comprovado o crime”, explicou a delegada titular, Liliane de Souza Santos Murata Costa.
A maioria dos presos tinha uma relação próxima com a família da vítima. Eram vizinhos, padrastos ou amigos, pessoas da confiança dos pais das vítimas. Dois dos agressores presos na semana passada tinham parentesco.
Um deles, Carlito Maria de Jesus, 38, gerente de uma fazenda em Acorizal, era padrasto da vítima, uma menina de 12 anos. Ele mantinha um relacionamento há oito anos com a mãe da enteada, que passou a ser estuprada no começo no ano passado. A mãe só veio a descobrir o crime dez meses depois, quando a criança tomou coragem e contou para uma amiga. Esta falou para a irmã mais velha e daí para a mãe, que denunciou à polícia.
As denúncias averiguadas são recebidas pelo disque 100 (número nacional), serviço 197, Polícia Civil, conselhos tutelares registradas na própria unidade ou em outras delegacias da capital.

Fonte: Portal da Amazônia
http://www.portalamazonia.com.br/editoria/atualidades/aumentam-casos-de-violencia-sexual-contra-criancas-e-adolescentes-no-mt/

0 comentários:

Postar um comentário

 

Forum Dca MT Gestão 2015 | ©Copyright 2011 FÓRUM DCA | TNB